Sistema de Referências em História da Psicologia (Sirehp)
O Sistema de Referências em História da Psicologia (Sirehp) é um sistema de gestão da informação bibliográfica gratuito e online sobre história, filosofia e epistemologia da psicologia baseado em Zotero e Kerko. O Sirehp é alimentado por meio de um trabalho colaborativo e em rede, aplicado na criação, organização e disseminação de bibliografias relativas ao escopo do projeto. O sistema está hospedado no website do Portal História da Psicologia, sendo um de seus vários serviços digitais online.
Histórico
A ideia de criar um sistema de gestão de informação bibliográfica específica para a área da história da psicologia foi proposta em 2022 pelo coordenador do Portal História da Psicologia, Prof. André Elias Morelli Ribeiro, que iniciou a busca por parceiros para o projeto. Os primeiros contatos com docentes do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense em Rio das Ostras foram mediados pela equipe da Biblioteca de Rio das Ostras, na intenção de desenvolver um sistema que permitisse tanto a organização de referências bibliográficas em história da psicologia amigável ao usuário quanto a curadoria destes materiais por parte de uma equipe de voluntários. Contudo, as conversas mostraram a necessidade do empreendimento de grandes esforços, o que levou os envolvidos a adiarem a proposta.
Já em abril de 2023, o contato com o Zotero, um software de gerenciamento de referências bibliográficas, permitiu o resgate da proposta de 2022 por parte do proponente original, que iniciou uma busca por sistemas e softwares que se utilizam do Zotero e que poderiam ser usados na criação do projeto. A busca nos fóruns de discussão oficiais do Zotero revelaram que o desenvolvedor de sistemas de informação canadense David Lesieur havia criado o Kerko, um sistema livre que permite a publicação, na web, de bibliografias geradas via Zotero, que tornava fácil a busca e incorporação de referências e outros materiais.
Os desafios técnicos e tecnológicos levaram os proponentes a entrarem em contato com o desenvolvedor de sistema de informação Allan Denis Morelli Ribeiro a instalar o Kerko num subdomínio do website do Portal História da Psicologia, além de resolver vários problemas e detalhes técnicos. Após uma semana de trabalho, o Sirehp foi finalmente lançado em 26 de agosto de 2023 e disponibilizado ao público.
Funcionalidades
O Sirehp, por ser baseado em Zotero, carrega consigo todas as funcionalidades e capacidades deste software. Além disso, na ocasião de seu lançamento, ele também permite:
- Buscar em sua base de dados a partir de autor, título, conteúdo do documento ou nos campos de metadados;
- Conectar diretamente o usuário com o trabalho referenciado com um clique;
- Gerar relatórios a partir de diversos parâmetros;
- Utilizar o Zotero para capturar uma referência;
- Gerar um link único para a referência;
- Campo com a referência no formato APA para simples "copia e cola".
Como colaborar
É possível colaborar com o projeto de três formas.
Alimentando o Sirhep
Para ajudar na alimentação do Sirehp, é necessário ter uma conta no Zotero, o software Zotero instalado e o plugin Zotero para Chrome ou Firefox.
Em seguida, é necessário entrar em contato com o coordenador do projeto por meio do endereço eletrônico [email protected], informando do interesse em participar.
Uma vez aprovada a solicitação, o usuário será incluído na biblioteca colaborativa Zotero do projeto e poderá incluir referências conforme as políticas do Sirhep
Revisando o Sirehp
Conforme o banco de dados do Sirehp cresce, fica cada vez mais difícil corrigir eventuais erros e distorções. Então é necessário que voluntários revisem a qualidade das informações prestadas, conferindo com as fontes originais.
Apoio técnico
Por ser um sistema livre, o Kerko permite o desenvolvimento de novas funcionalidades. Para isso, são necessários conhecimentos em programação.
Políticas do Sirehp
O Sirehp é dedicado primariamente à história da psicologia, mas também recebe trabalhos em epistemologia e filosofia da psicologia. Por vezes é difícil classificar um trabalho como dentro da história da psicologia ou nas áreas correlatas. Faz-se necessária uma discussão com uma equipe de curadores para o estabelecimento das políticas.