Ulysses Pernambucano: mudanças entre as edições

m
sem sumário de edição
(Reformulação do cabeçalho; Correções ortográficas e gramaticais; incorporação de links ao corpo do texto; criação da seção "ver também" e identificação de importantes figuras e instituições para esta; Revisão da seção "Referências", assim como adição de links e verificação dos materiais referenciados.)
mSem resumo de edição
 
Linha 1: Linha 1:
Ulysses Pernambucano de Mello Sobrinho nasceu em Recife, no dia 6 de fevereiro de 1892. Atuou como médico psiquiatra e professor, tendo ocupado diversos cargos administrativos importantes em sua carreira e conhecido por ser um entusiasta da "modernização da psiquiatria" brasileira, além de seus esforços para combater as teses racistas presentes no pensamento científico da época. Foi responsável pela criação da Escola para Crianças Anormais, a revista ''Neurobiologia'', que perdura até a atualidade, e fundou o primeiro instituto científico autônomo, o Instituto de Psicologia de Recife. Fundou e foi um dos principais expoentes da Liga de Higiene Mental, sendo também um grande defensor da cooperação científica. Faleceu no Rio de Janeiro em 5 de dezembro de 1943, aos 51 anos de idade, em virtude de complicações cardíacas.  
Ulysses Pernambucano de Mello Sobrinho nasceu em Recife, no dia 6 de fevereiro de 1892. Foi um médico psiquiatra brasileiro que realizou diversas contribuições para a psicologia, a pedagogia e a psiquiatria no Brasil, sendo o primeiro a ocupar uma cadeira de Psicologia no estado do Pernambuco e teve um papel decisivo na reestruturação dos serviços de saúde mental desse estado, com grande repercussão no restante do país, tornando-o conhecido por ser um entusiasta da "modernização da psiquiatria" brasileira. Foi responsável pela criação da Escola para Crianças Anormais, a revista ''Neurobiologia'', que perdura até a atualidade, e fundou o primeiro instituto científico autônomo, o Instituto de Psicologia de Recife. Fundou e foi um dos principais expoentes da Liga de Higiene Mental, sendo também um grande defensor da cooperação científica. Faleceu no Rio de Janeiro em 5 de dezembro de 1943, aos 51 anos de idade, em virtude de complicações cardíacas.  


== Biografia ==
== Biografia ==
Linha 24: Linha 24:


=== Escola para Crianças Anormais e o Instituto de Psicologia ===
=== Escola para Crianças Anormais e o Instituto de Psicologia ===
Em 27 de janeiro de 1925, foi criada a Escola para Crianças Anormais, anexada à Escola Normal, cujo objetivo era oferecer educação especial para alunos com deficiência mental que não conseguiam acompanhar o curso. No entanto, havia uma dificuldade em compreender quais crianças eram consideradas “anormais” e  o grau de sua “anormalidade”. Assim, em junho de 1925, Ulysses Pernambucano fundou o Instituto de Psicologia, com a finalidade de gerar dados estatísticos, pesquisas e testes psicométricos de debilidades mentais, além de testes de inteligência e aptidão. Ulysses dirigiu o Instituto por dois anos e passou sua direção para [[Anitta Paes Barreto]], sua primeira assistente. Desse modo, os testes desenvolvidos no Instituto eram aplicados no processo seletivo de admissão da Escola Normal e determinava quais alunos iriam para a Escola Normal ou para a Escola de Crianças Anormais. Ademais, os estudos do Instituto ajudavam os professores a reconhecerem o perfil "anormal" dos alunos, para esses serem direcionados para a Escola de Crianças Anormais.  
Em 27 de janeiro de 1925, foi criada a Escola para Crianças Anormais, anexada à Escola Normal, cujo objetivo era oferecer educação especial para alunos com deficiência mental que não conseguiam acompanhar o curso. No entanto, havia uma dificuldade em compreender quais crianças eram consideradas “anormais” e  o grau de sua “anormalidade”. Assim, em junho de 1925, Ulysses Pernambucano fundou o [[Instituto de Psicologia de Recife]], com a finalidade de gerar dados estatísticos, pesquisas e testes psicométricos de debilidades mentais, além de testes de inteligência e aptidão. Ulysses dirigiu o Instituto por dois anos e passou sua direção para [[Anitta Paes Barreto]], sua primeira assistente. Desse modo, os testes desenvolvidos no Instituto eram aplicados no processo seletivo de admissão da Escola Normal e determinava quais alunos iriam para a Escola Normal ou para a Escola de Crianças Anormais. Ademais, os estudos do Instituto ajudavam os professores a reconhecerem o perfil "anormal" dos alunos, para esses serem direcionados para a Escola de Crianças Anormais.  


=== Diretor do Ginásio Pernambucano ===
=== Diretor do Ginásio Pernambucano ===
Linha 184: Linha 184:
* [[Gildo Neto]]
* [[Gildo Neto]]
* [[Hospício de Alienados da Tamarineira]]
* [[Hospício de Alienados da Tamarineira]]
* [[Instituto de Psicologia de Recife]]
* [[Juliano Moreira]]
* [[Juliano Moreira]]
* [[Vicente de Matos]]
* [[Vicente de Matos]]