Urie Bronfenbrenner

Revisão de 14h21min de 9 de julho de 2022 por Andreriopreto (discussão | contribs) (Criação do verbete)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Urie Bronfenbrenner nasceu em Moscou, Rússia, URSS em 29 de abril de 1917 e faleceu em Ithaca, Nova York, EUA em 25 de setembro de 2005. Foi um psicólogo americano nascido na Rússia e que ficou conhecido por ter desenvolvido a Teoria Dos Sistemas Ecológicos, no qual os indivíduos são vistos amadurecendo não isoladamente, mas sim no contexto de relacionamentos, como os que envolvem famílias, amigos, escolas, vizinhanças e sociedade. Seu trabalho com o Governo dos Estados Unidos o ajudou na formação do programa Head Start em 1965. A pesquisa de habilidades de Bronfenbrenner foi fundamental para mudar a perspectiva da psicologia do desenvolvimento, chamando a atenção para o grande número de influências tanto ambientais quanto sociais sobre o desenvolvimento infantil. Também era conhecido por seus estudos transculturais sobre famílias e seus sistemas  de apoio e sobre o desenvolvimento humano e o status das crianças.

BiografiaEditar

Bronfenbrenner nasceu em Moscou em 29 de abril de 1917, era filho de pais judeus russos, o patologista Alexander Bronfenbrenner e Eugenie Kamenetski. Quando tinha seis anos, sua família se mudou para os Estados Unidos, primeiro para Pittsburgh, Pensilvânia e um ano depois para uma parte rural do estado de Nova York. Seu pai trabalhou como neuropatologista em um hospital para deficientes motores chamado Letchworth Village, que fica localizado no Condado de Rockland, NY.

Bronfenbrenner estudou Música e Psicologia na Universidade de Cornell, onde se formou em 1938. Dois anos depois, na Universidade de Harvard, fez mestrado em educação, e em 1942, formou-se com doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Michigan. No dia seguinte ao seu doutorado ingressou nas Forças Armadas dos EUA e serviu como psicólogo militar durante a Segunda Guerra Mundial.

Após a guerra, conseguiu um breve emprego como assistente de psicólogo clínico-chefe no recém-fundado VA Clinical Psychology Training Program em Washington DC. Depois disso, atuou como professor assistente na Universidade de Michigan por dois anos e depois mudou-se para a Universidade de Cornell em 1948 como professor assistente do Departamento de Desenvolvimento Humano. Em Cornell, sua pesquisa se concentrou no desenvolvimento infantil e no impacto das forças sociais nesse desenvolvimento pelo resto de sua carreira.  Em 1946 testemunhou perante uma audiência no Congresso sobre um projeto de lei contra a pobreza, afirmando que as medidas deveriam ser direcionadas às crianças para que pudesse reduzir os efeitos da pobreza nos indivíduos em desenvolvimento. Essa perspectiva era contrária à visão predominante na época de que o desenvolvimento infantil era puramente biológico, sem influência da experiência ou do ambiente em seu caminho. Por conta desse depoimento, foi convidado à Casa Branca para discutir o assunto com Claudia Alta “Lady Bird” Johnson, com quem discutiu sobre programas de cuidados infantis em outros países. Foi nomeado para um painel federal sobre desenvolvimento em crianças pobres por volta de 1964 e 1965, com esse painel ajudando na criação do Head Start em 1965, que fornecia serviços de educação, saúde e outros serviços de apoio a crianças pobres.

Parte de seus objetivos durante seu desenvolvimento profissional foram que as teorias sobre o desenvolvimento humano tivessem um impacto direto tanto em estudantes de psicologia, como na política e na opinião pública em geral. Então foi a partir disso que Bronfenbrenner participou de maneira importante no desenho de programas, onde conseguiu traduzir em linguagem operacional as teorias sobre desenvolvimento psicológico, mais especificamente na área do desenvolvimento infantil e os setores socioeconômicos de baixa renda nos EUA. No final da década de 1960 até o início da década de 1970, Bronfenbrenner atuou como membro eleito pelo corpo docente do Conselho de Curadoria de Cornell.

Bronfenbrenner foi autor, co-autor ou editor de mais de 300 artigos e capítulos e de 14 livros, e alcançou o título de Jacob Gould Schurman Professor Emeritus de Desenvolvimento Humano e de Psicologia na Universidade de Cornell. Era casado com Liese Price e deixou 6 filhos, 13 netos e uma bisneta. Urie Bronfenbrenner morreu em sua casa em Ithaca, Nova York, em 25 de setembro de 2005, aos 88 anos, devido a complicações da diabetes.

Head StartEditar

Bronfenbrenner desempenhou um papel ativo na concepção de programas de desenvolvimento, inclusive sendo um dos fundadores do Head Start. Em 1965, suas ideias e capacidade de traduzi-las em modelos de pesquisa operacional e políticas sociais efetivas impulsionaram a criação do Head Start, o programa federal de desenvolvimento infantil. Sendo um dos programas mais bem-sucedidos e de maior duração para interromper o ciclo de pobreza nos Estados Unidos, o Head Start fornece serviços abrangentes de educação, saúde, nutrição e envolvimento dos pais para crianças de baixa renda e seus familiares.

ContribuiçõesEditar

Suas contribuições lhe renderam grandes prêmios, doutorados honorários em todo mundo e o fervoroso seguimento de uma geração de cientistas sociais. Seu livro de 1979, A Ecologia do Desenvolvimento Humano, foi exaltado como inovador, estabelecendo seu lugar na vanguarda do campo. Sua teoria ecológica e sua capacidade de traduzi-la em modelos de pesquisa operacional e políticas sociais efetivas levaram a criação de programas federais para crianças de baixa renda e suas famílias. Seu modelo teórico fez com que se transformasse a maneira como muitos cientistas sociais e comportamentais abordaram seus estudos dos seres humanos e seus ambientes, e também quebrou barreiras entre as ciências sociais construindo pontes entre as disciplinas. Em reconhecimento a isso, ele recebeu o APS James McKeen Cattell Fellow Award em 1993.

Bronfenbrenner é especialmente conhecido por sua teoria da ecologia do desenvolvimento humano. Ao trabalhar com o pesquisador Stephen J Ceci, ele expandiu sua teoria para incluir a genética comportamental. Ambos apontaram a necessidade de incorporar medidas explícitas para melhorar o desenvolvimento das crianças, visto que o comportamento dos sistemas mais próximos de suas vidas irão desempenhar e desempenham um papel extremamente importante nele. Sua teoria também ajudou a impulsionar a pesquisa de desenvolvimento para a realização de observações e experimentos para discernir o impacto de certas variáveis ambientais no desenvolvimento humano.

As contribuições de Bronfenbrenner podem ter ajudado o Head Start a desenvolver alguns de seus métodos de intervenção ambiental, como serviços de apoio à família, visitas domiciliares e educação para a paternidade.

Teoria de Sistemas EcológicosEditar

A teoria ecológica dos sistemas é o principal e mais conhecido trabalho de Bronfenbrenner que tentou explicar a interação que há entre os traços internos das crianças e o ambiente em que elas se desenvolvem. Ele projeta uma perspectiva de desenvolvimento psicológico que reúne diferentes proposições teóricas, não apenas a psicologia evolucionista, mas também a psicologia social.

De modo geral, Bronfenbrenner fala sobre como o indivíduo se desenvolve não só a partir da sua bagagem genética ou da educação que recebe no seu núcleo familiar, mas que nesse desenvolvimento existem elementos em diferentes ambientes que também são determinantes.  Isso ocorreria porque os humanos não são puramente seres biológicos, mas que também são seres relacionais, ou seja, a nossa personalidade e desenvolvimento psicológico são amplamente moldados pelas características dos sistemas em que vivemos e faz com que temos coisas em comum ou diferentes com os outros.

Cada sistema coexiste, não existe um no outro, mas são interdependentes. Por conta disso, se um sistema for alterado significativamente, isso pode afetar a necessidade das crianças de exploração e preparação para a aprendizagem em outros sistemas. Da mesma maneira, cada um contém funções, regras e regulamentos que, no seu grupo, são determinantes no desenvolvimento humano.

CríticasEditar

A principal crítica feita às teorias de Urie Bronfenbrenner vem das correntes cognitivo-comportamentais. Elas apontam que ela não dá a importância o bastante aos fatores biológicos e cognitivos no desenvolvimento do indivíduo. Elas também questionam o fato de que ele não apresentou uma continuação de fases ou estágios no desenvolvimento evolutivo dos sujeitos.

Apesar dos questionamentos feitos, a verdade é que a teoria de Bronfenbrenner se tornou uma referência dentro da psicologia evolutiva. Foi e é muito importante que ele tenha apresentado e enfatizado a influência dos ambientes sobre os indivíduos. Embora não tenha sido o primeiro a fazer essa referência, Bronfenbrenner conseguiu dar forma e consistência a essas situações, além de uma abordagem geral.

Cronologia biográficaEditar

  • 1917 – Nasce Urie Bronfenbrenner
  • 1923 ─ Aos 6 anos de idade muda-se para os EUA
  • 1938 ─ Concluiu bacharelado em música e psicologia pela Universidade de Cornell
  • 1940 ─ Concluiu mestrado em educação pela Universidade de Harvard
  • 1942 ─ Concluiu doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Michigan
  • 1942-1945 ─ Ingressou nas forças armadas dos EUA como Psicólogo na Segunda Guerra Mundial
  • 1946 ─ Testemunha no Congresso sobre um projeto de lei contra a pobreza e é convidado para discutir o assunto com Lady Bird na Casa Branca
  • 1948 ─  Se junta ao corpo docente de Cornell
  • 1960-1970 - Se torna membro da Curadoria do Conselho de Cornell
  • 1964-1965 ─ Foi nomeado para um painel federal sobre desenvolvimento em crianças pobres
  • 1965 ─ Criação do Head Start
  • 1973 - Lançamento do livro Influencing Human Development
  • 1979 ─ Desenvolveu mais o pensamento da teoria sobre a ecologia do desenvolvimento humano e lançou o livro The Ecology of Human Development: Experiments by Nature and Design
  • 2005 - Morre Urie Bronfenbrenner aos 88 anos

ObrasEditar

BRONFENBRENNER, U. 1972. Two Worlds of Childhood. Simon & Schuster. ISBN 0671212389

BRONFENBRENNER, U. 1973. Influencing Human Development. Holt, R & W. ISBN 0030891760

BRONFENBRENNER, U. 1975. Two Worlds of Childhood: US and USSR. Penguin. ISBN 0140811044

BRONFENBRENNER, U. 1975. Influences on Human Development. Holt, R & W. ISBN 0030894131

BRONFENBRENNER, U. 1979. The Ecology of Human Development: Experiments by Nature and Design. Cambridge, MA: Harvard University Press. ISBN 0674224574

BRONFENBRENNER, U. 1981. On Making Human Beings Human. Sage Publications Ltd. ISBN 0761927123

MYERS, R.; BRONFENBRENNER, U. 1992. The Twelve Who Survive: Strengthening Programmes of Early Childhood Development in the Third World. Routledge. ISBN 0415073073

PrêmiosEditar

Prêmio James McKeen Cattell da American Psychological Society

A American Psychological Society renomeou o prêmio “Lifetime Contribution to Developmental Psychology in the Service of Science and Society” para “The Bronfenbrenner Award” em 1996

Presidente na Conferência da Casa Branca sobre Crianças em 1970

Relação com outros personagens ou teoriasEditar

Durante os seus anos como acadêmico em Cornell, Bronfenbrenner teve a oportunidade de conhecer Kurt Lewin que na época, estava escrevendo a sua Teoria de Campo. Lewin foi convidado a lecionar em Cornell por Frank Freeman, que era tutor acadêmico de Bronfenbrenner. Ambos tiveram papéis de influência na sua formação científica

ReferênciasEditar

ALVES, Paola Biasoli. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Psicologia: Reflexão e Crítica [online]. 1997, v. 10, n. 2 [Acessado 24 de Janeiro 2022] , pp. 369-373. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-79721997000200013>. Epub 27 Jul 1999. ISSN 1678-7153. https://doi.org/10.1590/S0102-79721997000200013.

MARTINS, Edna; SZYMANSKI, Heloisa. A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias. Estud. pesqui. psicol.,  Rio de Janeiro ,  v. 4, n. 1, jun.  2004 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812004000100006&lng=pt&nrm=iso>.

NEW World Encyclopedia. Disponível em: <https://www.newworldencyclopedia.org/entry/Urie_Bronfenbrenner>. Acesso em: 24 jan. 2022.

PSICÓLOGO americano nascido na Rússia. Páginas Delphi. Disponível em: <https://delphipages.live/pt/saude-e-medicina/psicologia-e-saude-mental/urie-bronfenbrenner>. Acesso em: 24 jan. 2022

YUNES, Maria Angela Mattar; JULIANO, Maria Cristina. A Bioecologia do Desenvolvimento Humano e Suas Interfaces Com Educação Ambiental. Cadernos de Educação (FaE/PPGE/UFPel), Pelotas, n. 37, p. 347-379, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1591/1477. Acesso em: 24 jan. 2022.

Links externosEditar

1993 James McKeen Cattell Fellow Award

In Appreciation: Urie Bronfenbrenner

Urie Bronfenbrenner Award for Lifetime Contribution to Developmental Psychology

Guide to the Urie Bronfenbrenner papers, 1960-2011

Urie Bronfenbrenner (1917-2005) - Find A Grave Memorial

Children: - The New York Times

Guide to the Urie Bronfenbrenner papers, 1960-2011

Urie Bronfenbrenner, father of Head Start program and pre-eminent 'human ecologist,' dies at age 88 | Cornell Chronicle

50 years later, recalling a founder of Head Start | Cornell Chronicle

National Head Start Association

AutoriaEditar

Verbete criado inicialmente por Patricia Cardoso da Silva, como exigência parcial para a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo. Criado em 2021.2, publicado em 2022.2