Alfred Binet

De WikiHP
Revisão de 21h42min de 12 de janeiro de 2020 por Andreriopreto (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Alfred Binet (Alfred-Edouard-Louis-Antoine Binet[1] ou Alfredo Binetti) nasceu em Nice, então Reino da Sardenha[2], em 8 de julho de 1857 e faleceu em Paris no dia 28 de outubro de 1911[3]. Foi um psicólogo e pedagogo francês que atuou em diversos temas no campo da psicologia, da psicologia infantil e da educação, tornando-se mundialmente célebre como psicometrista por ter criado a Escala Binet-Simon, que foi o primeiro meio bem sucedido de avaliação da inteligência infantil[4].

Biografia

Formação inicial

Binet nasceu em 1857 na cidade de Nice quando esta ainda pertencia ao reino da Sardenha[5], mas que viria a ser incorporada ao território francês três anos depois. Sua mãe, Moina Allard, era uma pintora e seu pai, Edouard Binet, médico. Quando criança, frequentou o Lycée de Nice (hoje, Lycée Massena), e terminou os estudos básicos no Lycée Louis-le-Grand, em Paris, para onde se mudou com a família em 1896.
Após os estudos básicos, obtém licença para exercer a advocacia em 1878, quando inicia sua carreira de advogado. Descontente com a profissão que escolhera, decide continuar estudando até ingressar no Hospital da Salpetrière em 1883 para estudar com Jean Martin Charcot. Permance na instituição até 1889, após problemas com membros da instituição. Em 1891 passa a trabalhar no recém fundado Laboratório de Psicologia Experimental da Sorbonne, dirigida por Henri Beaunis, permanecendo no cargo até 1894, ocasião em que se torna diretor do Laboratório até sua morte em 1911.


Ver também

Escala Binet-Simon
Théodore Simon
Hospital da Salpetrière
Jean Martin Charcot
Laboratório de Psicologia Experimental da Sorbonne
Henri Beaunis

Links Externos

História da Psicologia

Notas

  1. NICOLAS, Serge; SANITIOSO, Rasyid Bo; ANDRIEU, Bernard. La vie et l'oeuvre d'Alfred Binet. Disponível em: https://sites.google.com/site/alfredbinet18571911/home/biographie.
  2. NICOLAS, Serge; SANITIOSO, Rasyid Bo; ANDRIEU, Bernard. La vie et l'oeuvre d'Alfred Binet. Disponível em: https://sites.google.com/site/alfredbinet18571911/home/biographie.
  3. ZAZZO, René. Alfred Binet. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
  4. REEVES, Joan Wynn. Alfred Binet. Disponível em: https://www.encyclopedia.com/people/medicine/psychology-and-psychiatry-biographies/alfred-binet
  5. NICOLAS, Serge; SANITIOSO, Rasyid Bo; ANDRIEU, Bernard. La vie et l'oeuvre d'Alfred Binet. Disponível em: https://sites.google.com/site/alfredbinet18571911/home/biographie.