Categoria:Instituições e Coletivos: mudanças entre as edições

264 bytes adicionados ,  13h55min de 11 de junho de 2022
Várias modificações substanciais
(Corrigi link Conselho)
(Várias modificações substanciais)
 
Linha 1: Linha 1:
Uma categoria mista e forte candidata a, no futuro, se diferenciar em duas. Aqui entram as instituições mais tradicionais, com prédios e verbas, como o [[Instituto de Psicologia da UFRJ]] ou o [[Conselho Federal de Psicologia]]. Mas também entram outros tipos de instituição, como a [[Sociedade Brasileira de História da Psicologia&action=edit&redlink=1|Sociedade Brasileira de História da Psicologia]], ou mesmo movimentos sociais e coletivos sem uma institucionalização formal, como a [[Reforma Psiquiátrica&action=edit&redlink=1|Reforma Psiquiátrica]] ou a [[Plataforma Internacional&action=edit&redlink=1|Plataforma Internacional]], que nasceu entre psicanalistas.
São consideradas instituições ou coletivos, pessoas jurídicas ou organizações não formalizadas que representem ou do qual participem várias pessoas que, por sua vez, reconheçam ativamente a existência da instituição ou coletivo e que contribuam com ela de forma ativa e consciente. As instituições e coletivos podem não existir mais. Não devem ser incluídas nesta categoria instituições sociais, como “criança”, “heteronormatividade” ou “família”. São incluídas nesta categoria movimentos de cunho social não formalizado, como [[Reforma Psiquiátrica]].
 
Além dos verbetes já categorizados, outras sugestões são [[Conselho Federal de Psicologia]]. Mas também entram outros tipos de instituição, como a [[Sociedade Brasileira de História da Psicologia]], ou mesmo movimentos sociais e coletivos sem uma institucionalização formal, como a [[Plataforma Internacional]], que nasceu entre psicanalistas.