Livro de Estilo da WikiHP

De WikiHP
Ir para navegação Ir para pesquisar

O livro de estilo da WikiHP deve ser utilizado como referência para uniformizar os artigos da enciclopédia. As recomendações e convenções dispostas neste livro tem o objetivo de facilitar a garantia de manter a consistência de linguagem, da formatação dos artigos e do seu layout. Assim, espera-se que a compreensão seja facilitada, o que garante a manutenção e expansão constante da WikiHP.

Esta é uma wiki produzida e pertencente ao ambiente acadêmico de modo que, ao contrário do que sugere o senso comum, preza-se a informação clara e informativa, cuja importância se sobrepõe à forma. Entende-se que o uso da versão culta do idioma português do Brasil é essencial nesta clareza e facilita a democratização do conhecimento, pois vale-se de palavras e expressões que não são regionais ou específicas, de modo que podem ser encontradas em fontes de consulta, como outras enciclopédias e dicionários.

Solicita-se que todos os interessados em colaborar com a WikiHP, sempre que tiverem dúvidas, consultem este Livro de estilo. Caso encontrem situações não contempladas por ele, solicitamos que adotem o Livro de estilo da Wikipédia brasileira, pois é a enciclopédia eletrônica baseada nos mesmos princípios que norteiam a WikiHP que desenvolveu o livro de estilo mais completo disponível em nosso idioma. Nos casos omissos em ambos os livros de estilo, solicitamos que adotem aquilo que favorecer a clareza da informação, mas que reportem na aba de discussão desse livro o problema encontrado.

Título do artigo

O título deve descrever o assunto a ser tratado, sem ambiguidades.

Na WikiHP as palavras do título devem ser escritas com inicial em caixa-alta, assim como todas as palavras do título do verbete, com exceção dos artigos, das preposições, das conjunções e dos advérbios.

Deve-se criar apenas verbetes afeitos ao tema da WikiHP, qual seja, História da Psicologia. Elementos estranhos à esta temática devem ser evitados a todo custo.

Caso os colaboradores da WikiHP sintam a necessidade de incluir links para explicar palavras, conceitos ou qualquer outro elemento que sejam essenciais para a compreensão do texto do verbete, mas que não pertencem ao universo da História da Psicologia, solicita-se que façam por meio de link externo, de preferência direcionando os leitores a obras de sites acadêmicos e, na ausência destes para o caso, na Wikipédia.

Introdução

A introdução deve conter uma breve definição e contextualização, com extensão geral máxima de até quatro parágrafos. Os dados considerados essenciais para os tipos de verbetes previstos inicialmente no projeto da WikiHP podem ser encontrados em verbete específico, aqui.

Em geral, no primeiro parágrafo da introdução, quando a palavra que está no título do verbete aparecer, esta deve ser destacada em negrito, se possível na primeira linha. Para maior democratização do conhecimento, sempre que possível, deve-se inserir também variações do léxico lusófono.

Seções

O sistema utilizado na criação da WikiHP, o Mediawiki, cria automaticamente índices baseados nas seções e subseções. Desta forma, solicita-se aos colaboradores da WikiHP que usem o recurso da seção e subseção com inteligência, de modo que as divisões no texto sirvam para facilitar o entendimento dos leitores e, assim, democratizar o conhecimento.

Os títulos de seção e subseção seguem a mesma regra entre si, mas que é distinta das regras para títulos do verbete. Assim, utilize caixa alta apenas na primeira palavra da seção ou subseção e nos nomes próprios que são utilizados, quando for o caso.

Evite criar links e outras ligações nos títulos das seções, preferindo sempre utilizar o texto subsequente ao título da seção ou subseção.

Ligações internas e externas

Utilize, sempre que possível, ligações internas, mas respeite em primeiro lugar o assunto da WikiHP, a História da Psicologia. Assim, se estiver falando, por exemplo de Piaget, não crie uma ligação interna para a expressão “Estágio pré-operatório”. Apesar de relevante para compreender a biografia de Piaget, este conceito não pertence ao tema da WikiHP e, neste caso, solicita-se aos colaboradores que utilizem ligações externas. Por outro lado, é recomendável que se crie a ligação com a palavra “Claparède”, tomando o cuidado de, ao gerar o link, não utilizar apenas Claparède, mas sim Edouard Claparède, para que não se crie duplicidade na WikiHP, mantendo-a sempre sintética, objetiva e sem ambiguidades.

Por outro lado, para fins de efeito estético, crie apenas uma ligação para cada caso, sem a necessidade de criar ligações idênticas ao longo do texto. Mantendo o exemplo do parágrafo anterior, caso o link “Claparède” seja criado, direcionando o leitor para “Edouard Claparède”, não é necessário que se faça a mesma operação em uma segunda aparição de Claparède. É recomendável que se faça uma segunda ligação numa seção destinada a links, denominada “Ver também”.

Em síntese, crie ligações precisas e suficientes, de modo a facilitar a criação de uma rede de informações interna e externa sem prejuízo da qualidade estética da WikiHP.

Quando for criar ligações externas, tome o cuidado de verificar atentamente a qualidade do texto para o qual o leitor será dirigido. Ainda que conteúdos externos da WikiHP não sejam de responsabilidade de seus editores e colaboradores, as indicações de informações úteis o são, de modo que a confiança na qualidade dos verbetes da WikiHP seja mantida.

Seções padrão

As seguintes seções deverão sempre ir no final do verbete

  • Notas
  • Referências
  • Ver também
  • Bibliografia
  • Links externos

Seção Notas

Devem ser evitadas sempre que possível mas, no caso de ser necessário utilizá-las, devem conter apenas esclarecimentos sobre o conteúdo do texto. Quaisquer comentários devem ser feitos na seção “discussão”, presente em todos os verbetes da WikiHP.

Seção Referências

As referências devem ser construídas conforme a norma NBR 6023. Quando se tratar de trabalho disponível gratuitamente, como e-books da Scielo ou artigos científicos, deve-se inserir ligações para os mesmos.

Seção Bibliografia

Devem seguir as mesmas regras da seção referências

Seção Ver Também

Deve-se incluir aqui ligações para outros verbetes da WikiHP, existentes ou por construir. Sempre que possível, todas as ligações internas estabelecidas ao longo do texto do verbete devem aparecer aqui novamente. Outras ligações podem também ser adicionadas. Em hipótese nenhuma devem ser incluídas nessa seção ligações externas. Neste caso, devem todas ser adicionadas na seção “Links externos”.

Seção Ligações Externas

O objetivo da WikiHP não é produzir ligações externas. Como parte do ecossistema do Portal História da Psicologia, dá-se preferência para o site do Portal na produção destas ligações externas. Contudo, eventualmente são necessárias ligações externas.

Só deve-se incluir ligações externas quando forem utilizados no texto dos verbetes conceitos extremamente importantes para a compreensão do assunto, como “Revolução de 1930” num artigo sobre Claparède, mas que não pertence ao tema da WikiHP. Neste caso, é importante que se crie uma ligação externa que auxiliará os leitores a compreenderem melhor o verbete.

Procure utilizar ligações externas para verbetes de enciclopédias ou dicionários mantidos por universidades ou centros de pesquisa, no Brasil ou no exterior. Na ausência de verbetes deste tipo, a preferência recai na Wikipédia. Esta segunda preferência se dá pelo espírito colaborativo que a Wikipédia mantém, compartilhando sua ideia com a WikiHP. Certamente a Wikipédia em português sofre de inúmeros e graves problemas, mas está em contínuo aprimoramento. Não faria sentido uma página wiki, como é a WikiHP, ignorar a maior wiki em língua portuguesa que existe. No caso de não existirem verbetes produzidos por universidades, centros de pesquisa ou na Wikipédia em português, recomenda-se o uso do recurso Nota, para evitar conduzir os leitores da WikiHP para informações não confiáveis.

Normas de estilo para escrita

Utilize as normas da seção 9 do Livro de Estilo da Wikipédia, que é baseado no Manual de Redação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). No geral, deve-se utilizar a ortografia vigente atual e a escrita no gênero enciclopédico.

Outras orientações

A WikiHP foi criada com Mediawiki, de modo que todos os recursos, apoios técnicos, tutoriais, entre outros utilizados pela Wikipédia valem igualmente para a WikiHP.

Ver também

Como escrever verbetes para a WikiHP

Critérios de avaliação do verbete na disciplina ‘História da Psicologia’ da UFF de Rio das Ostras

Uso de trabalhos acadêmicos na WikiHP