Categorias da WikiHP

De WikiHP
Revisão de 20h26min de 11 de janeiro de 2020 por Andreriopreto (discussão | contribs) (Protegido "Categorias da WikiHP" ([Editar=Permitir apenas administradores] (indefinidamente) [Mover=Permitir apenas administradores] (indefinidamente)))
Ir para navegação Ir para pesquisar

É verdade que a WikiHP está só começando, pois iniciou suas atividades em 2020 e tem bem poucos verbetes. Mas mesmo contendo poucas informações, é muito importante que elas estejam organizadas. Dentro do sistema Mediawiki, que é o utilizado pela WikiHP, o meio mais eficaz para organizar os verbetes é por meio das categorias.
Estamos apenas começando, então concebemos algumas poucas categorias que poderão ajudar os usuário da WikiHP a organizar suas contribuições. Olha só quais são as nossas categorias até agora.

Personagens

Na categoria personagens entrarão as pessoas que auxiliaram na construção da psicologia, no Brasil ou no exterior. Estes podem ser os grandes e conhecidos nomes da psicologia, como Sigmund Freud, B.F. Skinner, Jean Piaget ou Jacques Lacan, mas também outros personagens que tiveram outros modos de contribuição que não a criação dos sistemas, como Virgínia Bicudo, a primeira candidata a psicanalista não médica no Brasil e que teve muita visibilidade nos anos 1950 e 1960.

Instituições e Coletivos

Uma categoria mista e forte candidata a, no futuro, se diferenciar em duas. Aqui entram as instituições mais tradicionais, com prédios e verbas, como o Instituto de Psicologia da UFRJ ou o Conselho Federal de Psicologia. Mas também entram outros tipos de instituição, como a Sociedade Brasileira de História da Psicologia, ou mesmo movimentos sociais e coletivos sem uma institucionalização formal, como a Reforma Psiquiátrica ou a Plataforma Internacional, que nasceu entre psicanalistas.

Instrumentos

A psicologia se valeu e ainda se vale de muitos e diferentes instrumentos e técnicas, e verbetes nesta temática entram aqui. Isto inclui desde aqueles instrumentos baseados na psicofísica, utilizados por Gustav Theodor Fechner ou mesmo Wilhelm Wundt, até os testes modernos como o WISC ou o TAT. Técnicas como modelos de entrevista são também bem-vindos nesta categoria.

Teorias e conceitos

Esta categoria tem alguns dos verbetes mais difíceis de serem construídos pois, ao contrário do que vemos em uma enciclopédia comum, aqui na WikiHP não faria sentido um verbete em Comportamento, por exemplo, que explique suas definições, pois o foco é a História da Psicologia. Ou seja, é necessário contar a história do conceito ou teoria, ou seja, sua estruturação, organização e variação ao longo do tempo. Alguns exemplos que se enquadrariam aqui são a Teoria de Resposta ao Item, Teoria da Equilibração, Ego, Self, Reforço, etc.

Áreas

A psicologia se organizou em diferentes áreas de atuação profissional, e se enquadram nesta categoria aqueles verbetes que falam de sua criação. A Psicologia Hospitalar é um exemplo, outro seria a Psicologia do Esporte, ou mesmo a Parapsicologia (sim, somos uma wiki sem preconceitos). Mas atenção, contar a história da Psicologia Organizacional e do Trabalho não é a mesma coisa que falar da história da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho. A primeira vai para a categoria "Áreas", a segunda fica na categoria "Instituições".

Historiografia

Outra categoria difícil, ela fala sobre o trabalho dos historiadores. Entram nesta categoria verbetes como Microhistória ou Escola dos Annalles, que são escolas de historiadores. Mas podemos ir mais longe e falar de recortes espaciais, como as diferentes eras, ou recortes temáticos, como História das Ideias, ou mesmo Dialética e História. Nesta categoria, ao contrário das que estão expostas acima, não temos o interesse de contar a história do assunto em questão, mas sim oferecer uma definição, conceitos e explicações.

Ajuda

Esta é uma categoria restrita apenas aos administradores do site. São páginas de auxílio, como esta mesma que você está lendo agora. Elas foram criadas para auxiliar usuários e visitantes a melhorarem sua experiência na WikiHP.

Outros

A vida é complicada demais para caber em tão poucas categorias, não é mesmo? Por isso criamos essa categoria de Outros. Achou que seu verbete não se enquadrava em nenhuma das categorias acima? Coloca em Outros e veremos depois o que fazer.

Colocando categoria em sua contribuição

Ao criar uma página para a WikiHP (muito obrigado!), pedimos que você insira a categoria ao qual ela pertence. Infelizmente não existe um "botão", uma lista onde você vai lá e escolhe a categoria onde se enquadra a nova página. Mas calma, isso é até simples. Digite no final de tudo, depois de tudo mesmo, o seguinte (incluindo as chaves, ou seja, [):

""

Claro, onde está escrito "Nome da Categoria", substitua pela categoria escolhida. Não entendeu? Clique neste link que ele pode ajudar. Ele vai te enviar para outra wiki, a do sistema MediaWiki, e vai explicar direitinho.
Mas se não quiser fazer isso, não tem problema: basta informar o administrador do site qual a página que você criou e em qual categoria acha que ela deveria entrar. Para fazer isso, basta clicar aqui.