Angela Biaggio: mudanças entre as edições

254 bytes adicionados ,  22h37min de 19 de setembro de 2025
Biografia refeita
(Inclusão da seção "Fim da vida")
(Biografia refeita)
Linha 11: Linha 11:
Em 1965, sob orientação de Julian C. Stanley, Biaggio tornou-se mestre na Universidade de Wisconsin-Madison. Na mesma universidade, sob a orientação de Robert Grinder, em 1967, tornou-se doutora com a tese "Relationships among behavioral, cognitive, and affective aspects of children's conscience" [Relações entre aspectos comportamentais, cognitivos e afetivos da consciência infantil, tradução livre], que estudava os diferentes aspectos do Desenvolvimento Moral.   
Em 1965, sob orientação de Julian C. Stanley, Biaggio tornou-se mestre na Universidade de Wisconsin-Madison. Na mesma universidade, sob a orientação de Robert Grinder, em 1967, tornou-se doutora com a tese "Relationships among behavioral, cognitive, and affective aspects of children's conscience" [Relações entre aspectos comportamentais, cognitivos e afetivos da consciência infantil, tradução livre], que estudava os diferentes aspectos do Desenvolvimento Moral.   


===Carreira profissional===
===Carreira ===
Em 1969, Biaggio foi aceita como membro da [[American Psychological Association (APA)|''American Psychological Association'' (APA)]].


Biaggio integrou o corpo docente do curso de Psicologia da PUC-RJ em 1968. Em 1969, foi aceita como membro da [[American Psychological Association (APA)|''American Psychological Association'' (APA)]]. No início dos anos 1970, foi professora no Departamento de Psicologia da ''Minnesota State University Moorhead'' – EUA. Em 1972, foi docente na Universidade de Brasília (UnB) e atuou como professora e pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Entre 1974 e 1980 permaneceu no Rio de Janeiro trabalhando junto ao psicólogo [[Aroldo Rodrigues]] na PUC-RJ.
No início dos anos 1970, passou a lecionar no Departamento de Psicologia do Moorhead State College. No ano seguinte, retornou ao Brasil para integrar o corpo docente do curso de psicologia da PUC-RJ. Algum tempo depois, em 1972, foi docente na Universidade de Brasília (UNB) e na Faculdade de Educação da UFRGS, além de ter atuado como professora e pesquisadora e no planejamento do Curso de Mestrado em Psicologia da PUC-RS.


Entre 1976 e 1978, quando o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) organizou o primeiro comitê para a área da Psicologia, Angela foi uma das representantes convidadas. Em 1981, ela retornou para Porto Alegre a convite de Juracy Marques, dessa vez para integrar o corpo docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no programa de pós-graduação na área de Psicologia Educacional. Em 1986, colaborou no planejamento do curso de mestrado em Psicologia passando a integrar esse corpo docente em 1987. Em 02 de maio de 1988, no Ato de Fundação da [[Sociedade Brasileira de Psicologia]] foi aclamada Presidente Honorária. E entre 1991 e 1993, Angela foi presidente da [[Sociedade Interamericana de Psicologia]].  
Biaggio dedicou-se ao estudo do desenvolvimento da moral com base na teoria do julgamento moral de Lawrence Kohlberg, que ainda não era reconhecida no Brasil. Durante seu tempo como docente, orientou teses e dissertações que proporcionaram novas bases para a compreensão do tema, ampliando discussões sobre o desenvolvimento humano. Nesse sentido, também teve um papel fundamental para o campo da psicometria ao adaptar e validar escalas para a avaliação de aspectos como o controle da ansiedade e da raiva, pensando no papel dessas para o desenvolvimento da moral na realidade brasileira.


Ela aposentou-se em 1988, mas permaneceu como orientadora de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) até a data de seu falecimento. Em 1994, ela cursou o seu pós-doutorado na ''University of North Dakota'' (UND), nos Estados Unidos.
Em 1975, Biaggio passou a trabalhar junto ao psicólogo social [[Aroldo Rodrigues]] na PUC-RJ, onde permaneceu até dezembro de 1980. Entre 1976 e 1978, quando o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) organizou o primeiro comitê para a área da Psicologia, foi uma das representantes convidadas.
 
Em 02 de maio de 1988, no Ato de Fundação da [[Sociedade Brasileira de Psicologia]], Biaggio foi aclamada Presidente Honorária. Entre 1991 e 1993, Angela foi presidente da [[Sociedade Interamericana de Psicologia]].
 
Biaggio aposentou-se em 1988, mas permaneceu como orientadora de mestrado e doutorado da (UFRGS) até a data de seu falecimento. Em 1994, cursou pós-doutorado na University of North Dakota, nos Estados Unidos.


=== Fim da vida ===
=== Fim da vida ===