A WikiHP é a Enciclopédia Eletrônica de História da Psicologia e é parte do Portal História da Psicologia
História
A ideia do Portal História da Psicologia surgiu em outubro de 2019, durante uma visita à exposição “Egito Antigo: do Contemporâneo à Eternidade”, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Ela apareceu durante uma meditação sobre a possibilidade de conhecer mais sobre a História da Psicologia utilizando dos recursos oferecidos pela internet, enquanto seu idealizador lia um artigo sobre História da Psicologia em seu smartphone, aguardando sua vez para ingressar na exposição.
Já a ideia de criar uma enciclopédia eletrônica surgiu durante o natal de 2019, em meio às leituras e investigações acerca da criação de um website e os sistemas de internet envolvidos em tal tarefa. A inspiração foi a versão digital do Dicionário Biográfico da Psicologia no Brasil: Pioneiros, organizado pela Profa. Regina Helena de Freitas Campos. A princípio, a ideia foi explorar a possibilidade de aperfeiçoar o conteúdo do Dicionário de forma dinâmica, conforme a historiografia da psicologia brasileira avançava, e a solução encontrada estava nas wikis, páginas dinâmicas e fáceis de editar, combinando as qualidades desejáveis para um campo de pesquisa em constante transformação.
Após um breve período de estudos sobre o sistema que seria adotado para o gerenciamento da enciclopédia, a Mediawiki, e a criação do subdomínio no site da WikiHP no site do Portal, o passo seguinte foi encontrar estratégias para viabilizar os primeiros verbetes e, assim, a implementação do projeto. Surgiu então a ideia de aliar o ensino, a pesquisa e a extensão por meio de ações com turmas de graduação em psicologia. A proposta foi utilizar da construção de verbete de enciclopédia como método de avaliação nas disciplinas com conteúdo ligado à História da Psicologia.
Seria necessário o desenvolvimento de uma metodologia de ensino de pesquisa em História da Psicologia e uma metodologia de avaliação da qualidade dos verbetes. Apesar dos bons textos sobre metodologia de pesquisa já existentes, nenhum parecia ser capaz de contemplar os objetivos da proposta, deste modo a decisão foi aliar um projeto de monitoria com o projeto da enciclopédia eletrônica, treinando os monitores para atuarem juntos aos grupos que elaboravam verbetes. Já a avaliação ficou a cargo da construção, como página dentro da própria WikiHP, das categorias de verbetes e suas estruturas, incluindo seções obrigatórias e opcionais e seus possíveis conteúdos, com classificações e pontuações, o que auxiliaria também monitores e discentes. Esta foi a primeira forma de estruturação da enciclopédia, respondendo a estas demandas iniciais. Assim nasceram os primeiros verbetes, que foram publicados de acordo com a opinião também dos monitores, ainda que a avaliação na disciplina fosse sigilosa e realizada apenas pelo docente.
Os relatos positivos dessa metodologia indicaram seu potencial, mas ainda faltavam materiais de auxílio aos estudantes. Assim, foi criado o verbete de exemplo, sobre Alfred Binet, e o Livro de Estilo da WikiHP. Também foi criado verbete “Como escrever verbetes para a WikiHP” – hoje extinto - e, após um certo período, um vídeo com orientações gerais, publicado no canal História da Psicologia TV no YouTube. Contudo, o processo todo só foi possível por meio da atuação constante e interessada dos monitores, que se mostraram aliados fundamentais ao abraçarem o projeto.
O estudante de psicologia da Universidade Federal Fluminense em Rio das Ostras, Yuri Pereira Antunes Vieira, recebeu uma bolsa de apoio a atividades remotas oferecida pela UFF, o que foi fundamental para o crescimento da WikiHP. Sua atuação, agora remunerada e direcionada principalmente para a WikiHP, permitiu a acumulação de um grande conhecimento sobre o processo de criação de verbetes no contexto de graduação, recebendo resposta positiva dos discentes envolvidos- e com o crescimento consistente da enciclopédia. Outra atuação de destaque foi a da estudante de psicologia também da UFF Mariana dos Santos dos Anjos, que trabalhou como monitora bolsista da disciplina de História da Psicologia, trabalhada no primeiro semestre do curso, que ajudou a consolidar a relação dos ingressantes com o processo de criação de verbetes, que guarda semelhanças com uma iniciação científica. Outras atuações importantes, também no papel de monitoras da mesma disciplina, foram de Diana Disitzer dos Reys Netto e Isabela Coelho Marinho, que atuaram de forma colaborativa na criação e desenvolvimento dos verbetes no contexto de avaliação disciplinar. Os monitores reuniam-se regularmente com o docente e com os grupos de discentes, ajudando-os a orientar a pesquisa histórica, a localização de fontes, a organização dos dados e a construção dos textos.
O sucesso do modelo e do projeto mostrou que o caminho da graduação para produção de verbetes era sólido e interessante, mas outros se faziam também necessários. Assim, foi desenvolvido o modelo de tradução de verbetes- e o modelo de parcerias com outros docentes, além da criação deste livro, que compila uma série de materiais de apoio e experiências acumuladas na produção de verbetes para a WikiHP. O amadurecimento de ambos os modelos, sua descrição de funcionamento e condições estão contemplados neste livro.
Espera-se que a WikiHP continue crescendo, tanto em tamanho como em qualidade, o que exige materiais de apoio eficazes e o engajamento da comunidade. Este livro é, pois, um convite para a colaboração de seus leitores neste projeto que, aliando ensino, pesquisa e extensão, tem o objetivo de democratizar o conhecimento acerca da História da Psicologia.
Observações
Texto de 2022, publicado originalmente no Livro de Estilo da WikiHP.