Categoria:Instituições e Coletivos: mudanças entre as edições

(Criou página com 'Na categoria personagens entrarão as pessoas que auxiliaram na construção da psicologia, no Brasil ou no exterior. Estes podem ser os grandes e conhecidos nomes da psicolog...')
Etiqueta: editor de código 2017
 
(Várias modificações substanciais)
 
(3 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
Na categoria personagens entrarão as pessoas que auxiliaram na construção da psicologia, no Brasil ou no exterior. Estes podem ser os grandes e conhecidos nomes da psicologia, como [[Sigmund Freud&action=edit&redlink=1|Sigmund Freud]], [[B.F. Skinner&action=edit&redlink=1|B.F. Skinner]], [[Jean Piaget&action=edit&redlink=1|Jean Piaget]] ou [[Jacques Lacan&action=edit&redlink=1|Jacques Lacan]], mas também outros personagens que tiveram outros modos de contribuição que não a criação dos sistemas, como [[Virgínia Bicudo]], a primeira candidata a psicanalista não médica no Brasil e que teve muita visibilidade nos anos 1950 e 1960.
São consideradas instituições ou coletivos, pessoas jurídicas ou organizações não formalizadas que representem ou do qual participem várias pessoas que, por sua vez, reconheçam ativamente a existência da instituição ou coletivo e que contribuam com ela de forma ativa e consciente. As instituições e coletivos podem não existir mais. Não devem ser incluídas nesta categoria instituições sociais, como “criança”, “heteronormatividade” ou “família”. São incluídas nesta categoria movimentos de cunho social não formalizado, como [[Reforma Psiquiátrica]].
=Verbetes=
 
*http://wiki.historiadapsicologia.com.br/index.php?title=Movimento_Antimanicomial
Além dos verbetes já categorizados, outras sugestões são [[Conselho Federal de Psicologia]]. Mas também entram outros tipos de instituição, como a [[Sociedade Brasileira de História da Psicologia]], ou mesmo movimentos sociais e coletivos sem uma institucionalização formal, como a [[Plataforma Internacional]], que nasceu entre psicanalistas.
*http://wiki.historiadapsicologia.com.br/index.php?title=Museu_de_imagens_do_inconsciente
*http://wiki.historiadapsicologia.com.br/index.php?title=Instituto_de_Psicologia_da_UFRJ

Edição atual tal como às 13h55min de 11 de junho de 2022

São consideradas instituições ou coletivos, pessoas jurídicas ou organizações não formalizadas que representem ou do qual participem várias pessoas que, por sua vez, reconheçam ativamente a existência da instituição ou coletivo e que contribuam com ela de forma ativa e consciente. As instituições e coletivos podem não existir mais. Não devem ser incluídas nesta categoria instituições sociais, como “criança”, “heteronormatividade” ou “família”. São incluídas nesta categoria movimentos de cunho social não formalizado, como Reforma Psiquiátrica.

Além dos verbetes já categorizados, outras sugestões são Conselho Federal de Psicologia. Mas também entram outros tipos de instituição, como a Sociedade Brasileira de História da Psicologia, ou mesmo movimentos sociais e coletivos sem uma institucionalização formal, como a Plataforma Internacional, que nasceu entre psicanalistas.